Pesquisas Laboratório Redes Urbanas | Chão Urbano

Chão Urbano

Pesquisas Laboratório Redes Urbanas

08/07/2010

Duas pesquisas de campo estão em desenvolvimento pelo Laboratório Redes Urbanas em áreas de baixa renda no Rio de Janeiro: no “Dona Marta” e em “Manguinhos”.

Duas pesquisas de campo estão em desenvolvimento pelo Laboratório Redes Urbanas em áreas de baixa renda no Rio de Janeiro: no “Dona Marta” e em “Manguinhos”. No “Dona Marta” objetiva-se analisar as condições de infra-estrutura e habitabilidade (água, esgoto, luz, coleta de lixo) e das condições de moradia, pois nesta área apesar de ter sido e estar sendo objeto de várias intervenções de urbanização pelo poder público, foi identificado permanência de quadro de precariedade nas redes de serviços urbanos. Assim, através de observação direta de campo e entrevistas com a comunidade estaremos traçando um panorama analítico de efetividade social da infra-estrutura e seus impactos na dimensão social da população local. Para melhor conhecer a pesquisa acesse: o site HTTP://projetodonamarta.webnode.com.br

Em Manguinhos analisa-se a questão da mobilidade espacial da população em área de renda baixa, que apesar de próxima a linha de trem, vias expressas, linhas de ônibus e vans, apresenta importantes constrangimentos para seus deslocamentos e acessibilidade a locais de empregos e equipamentos coletivos. Também em “Manguinhos”, estuda-se a efetividade social das obras de intervenção sócio-urbanísticas em curso pelo PAC, e Governos Estadual e Municipal. Assim como no “Dona Marta”, em “Manguinhos” a pesquisa é de natureza qualitativa.