Ano XXIII de Chão Urbano. A revista no seu vigésimo terceiro ano de edições se mantém como veículo aberto e independente para a discussão do planejamento de território e seus vários aspectos e dinâmicas. | Chão Urbano

Chão Urbano

Ano XXIII de Chão Urbano. A revista no seu vigésimo terceiro ano de edições se mantém como veículo aberto e independente para a discussão do planejamento de território e seus vários aspectos e dinâmicas.

06/07/2023

O artigo trata da problemática do acesso à água e esgoto nas áreas mais precárias das favelas do Rio de Janeiro, tomando como caso exemplar o conjunto de favelas do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. Para o exame do caso se toma a infraestrutura por sua dimensão social como objeto sociotécnico e se caracteriza o que seja área mais precária no interior da precariedade já existente em favelas.

O artigo trata da problemática do acesso à água e esgoto nas áreas mais precárias das favelas do Rio de Janeiro, tomando como caso exemplar o conjunto de favelas do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. Para o exame do caso se toma a infraestrutura por sua dimensão social como objeto sociotécnico e se caracteriza o que seja área mais precária no interior da precariedade já existente em favelas. O exame do caso desvela um quadro de ausência e/ou precariedade de acesso a água e esgoto, e uma quantidade e expansão de mais lugares favelados que o registrado oficialmente, assim como a continuidade de despejo de lixo em local tido como Aterro Sanitário desativado, incluso com a expansão das áreas sete despejo. Se conclui que os moradores das seis favelas desveladas no local estão em situação de marginalidade ao mundo urbano, não pertencendo à cidade legal/oficial vivendo nas áreas mais precárias do local examinado.