XX ENANPUR 2023 - Participação do Laboratório de Redes de Infraestrutura Urbana e Organização Territorial | Chão Urbano

Chão Urbano

XX ENANPUR 2023 - Participação do Laboratório de Redes de Infraestrutura Urbana e Organização Territorial

08/06/2023

Entre os dias 22 a 26 de maio de 2023, aconteceu em Belém (PA) mais uma edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, que na sua vigésima edição, que teve o tema: “ANPUR 40 anos: novos tempos, novos desafios em um Brasil diverso”, debatendo aspectos ligados ao campo, através de Sessões Temáticas, Mesas Redondas, Sessões Livres/Especiais, Conferências, entre outras atividades. O Doutorando do PPGPUR do IPPUR/UFRJ, orientando do Prof. Dr. Mauro Kleiman e pesquisador do Laboratório de Redes de Infraestrutura Urbana e Organização Territorial, Alexander Batista da Silva participou do evento, onde apresentou o estudo intitulado “Governança de cidades pela conexão de redes sociotécnicas de infraestrutura urbana”, que propiciou diálogos e debates sobre o tema com outros participantes professores, pesquisadores e estudantes de vários níveis de estudo,presentes no evento.

Em mais uma edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, que na sua vigésima edição, que teve o tema: “ANPUR 40 anos: novos tempos, novos desafios em um Brasil diverso” o Doutorando do PPGPUR do IPPUR/UFRJ, orientando do Prof. Dr. Mauro Kleiman e pesquisador do Laboratório de Redes de Infraestrutura Urbana e Organização Territorial, Alexander Batista da Silva participou do evento, onde apresentou o estudo intitulado “Governança de cidades pela conexão de redes sociotécnicas de infraestrutura urbana”, que propiciou diálogos e debates sobre o tema com outros participantes professores, pesquisadores e estudantes de vários níveis de estudo,presentes no evento.

O estudo apresentado foi aprovado e indicado a publicação nos anais do evento. Se colocaram diferentes discussões sobre infraestruturas urbanas, com lançamento de livros, sessões livre e temáticas, com destaque para as questões envolvendo sustentabilidade, financeirização e o estudos relacionados a análise do processo de transição sociotécnica das infraestruturas. "_ Fiquei especialmente estimulado com a participação no evento e ao dialogar com pesquisadores de diferentes estados brasileiros que trabalham a mesma temática das infraestruturas urbanas, com abordagens e com o emprego de métodos de análise diversos, que contribuem para o enriquecimento das minhas ferramentas de pesquisa e em especial para a construção da tese que estou para apresentar junto ao IPPUR”; disse ele.

Os resultados do que foi apresentado no evento e outras informações podem ser acessadas pelo endereço eletrônico do XX ENANPUR 2023, https://xxenanpur.anpur.org.br/.