Estamos lançando Chão Urbano Ano XIX Nº4 JULHO -AGOSTO de 2019 sobre pesquisa em bairro periférico de Salvador em conjuntos habitacionais. | Chão Urbano

Chão Urbano

Estamos lançando Chão Urbano Ano XIX Nº4 JULHO -AGOSTO de 2019 sobre pesquisa em bairro periférico de Salvador em conjuntos habitacionais.

22/07/2019

Chão Urbano Ano XIX Nº4 JULHO -AGOSTO de 2019 traz artigo sobre conjuntos habitacionais em bairro periférico de Salvador. O artigo é resultado de uma pesquisa empírica realizada no bairro de Cajazeiras XI, no contexto periférico da cidade de Salvador. O espaço urbano de uma grande cidade é complexo e pode ser entendido como um produto histórico, e a partir destes fatos, o artigo busca explorar a produção do espaço urbano na periferia de Salvador, mais especificamente o bairro de Cajazeiras XI., uma das unidades do Projeto Urbanístico Integrado Cajazeira. Para atingir ao objetivo proposto, o artigo analisa a produção do espaço urbano do bairro identificando quem o produz, através da pesquisa e exposição dos agentes envolvidos e dos processos ocorridos no espaço, logo, são identificados conforme Corrêa (1995), os seguintes agentes: a) os promotores imobiliários; b) o Estado; e c) os grupos sociais excluídos.

O artigo é resultado de uma pesquisa empírica realizada no bairro de Cajazeiras XI, no contexto periférico da cidade de Salvador. O espaço urbano de uma grande cidade é complexo e pode ser entendido como um produto histórico, e a partir destes fatos, o artigo busca explorar a produção do espaço urbano na periferia de Salvador, mais especificamente o bairro de Cajazeiras XI., uma das unidades do Projeto Urbanístico Integrado Cajazeira. Para atingir ao objetivo proposto, o artigo analisa a produção do espaço urbano do bairro identificando quem o produz, através da pesquisa e exposição dos agentes envolvidos e dos processos ocorridos no espaço, logo, são identificados conforme Corrêa (1995), os seguintes agentes: a) os promotores imobiliários; b) o Estado; e c) os grupos sociais excluídos.